Comecei a investigar as possíveis causas da interferência (ruído) na faixa de AM (amplitude modulada e OC (ondas curtas). Observei que a interferência não ocorria em zonas rurais ou locais desprovidos de energia elétrica. Meu foco foi, então, descobrir as possíveis causas; Inicialmente desliguei os disjuntores e o ruído desapareceu, liguei e ele reapareceu. Todavia, não poderia ficar sem energia e seria necessário descobrir as causas da interferência.
Iniciei o desligamento individual dos equipamentos elétricos e logo constatei que as lâmpadas fluorescentes, principalmente que utilizavam reatores, eram uma das causas de interferência. As lâmpadas foram substituídas e um dos ruídos desapareceu.
Mas havia outro ruído mais agressivo que ocupava a faixa de 540Khz a 1600Khz, além de ondas curtas e tropicais. Com posse de um receptor sintonizado em faixa livre, constatei que o ruído estava caminhando pela rede elétrica e, inclusive, alcançando os rádios de vizinhos. Realizei o mesmo procedimento anterior e constatei que o ruído surgia de um velho computador que ficava desligado, porém conectado a tomada. Desliguei a CPU da tomada e o ruído desapareceu. Mas afinal; Era o teclado, mouse, placa mãe, HD ou o que estava causando está interferência? Era a fonte, sim a fonte!
Resumindo: A fonte estava interferindo através da rede elétrica ou ‘vazando’ ruídos de RF (Rádio Frequência), entretanto a segunda hipótese é mais improvável.
Para resolver, a primeira medida seria colocar um filtro de linha ou um estabilizador ligado a fonte. Entretanto já havia. Então, neste caso, optei por substituir a fonte e o problema foi resolvido.
Esse tipo de interferência é gerado por vários equipamentos elétricos, especialmente letreiros de neon, controladores de iluminação e reguladores de luminosidade, motores elétricos com escovas, controladores de velocidade de motores e vários tipos de equipamentos de alta tensão. Na maior parte dos casos, a interferência é causada por equipamentos gastos, com defeito, manutenção precária ou instalados incorretamente. Equipamentos elétricos em boas condições raramente criam problemas de interferência. Em alguns casos, porém, equipamentos mais antigos podem ter sido projetados e fabricados sem nenhuma preocupação com a interferência que poderiam causar e podem ser problemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário